language
Lápis preto e de cor, canetinhas hidrográficas;
Regiões do céu em preto e branco;
Papel sulfite ou outros
Computador e datashow
Stellarium Software
Dicas de preparação

Dica - Contexto geral da atividade

Essa atividade é uma introdução ao estudo do céu. A primeira fase é individual, nela os estudantes serão convidados a desenhar no céu algo que represente eles.

Pode ser um objeto pessoal, um animal, ou um elemento da natureza. Depois os alunos individualmente ou em duplas irão criar uma narrativa no gênero textual lenda para contar a história de como suas representações foram parar no céu.

A última fase antes da conceituação será o compartilhamento de suas representações com as lendas criadas por eles.

Após essa primeira roda de criação autoral dos estudantes, iremos trazer a exploração do Stellarium com o foco nas cultura estelar, onde os alunos poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura estelar dos povos brasileiros Tupi-Guarani e Tukano, e outras civilizações. Oportunizando a conceituação de Constelação e Asterismos e outros conceitos. 

Observação: o Stellarium online não oferece o sistema completo para exploração de outras culturas estelares de forma completa, por isso indicamos  que faça o download da versão offline.

Mediação

Em uma das turmas que realizei essa proposta tinha um grupo de estudantes grafiteiros e vários banners na escola sem um destino específico.

Nós começamos a usar os banner para fazer as criações do céu e representações.

O que há disponível em sua escola? Quais habilidades da sua turma podem ser contempladas durante as atividades?

1.jpg

 

Dica - Explorando a Aprendizagem Criativa

O P da Paixão e o Pensar Brincando foram a base norteadora para a concepção desse projeto.

Buscamos desenhar a atividade para que intencionalmente os estudantes pudessem se expressar, mas que durante esse processo tivessem a oportunidade de conhecer seus colegas e juntos pudessem construir uma lenda que trouxesse um pouco de cada um.

Favorecendo assim o exercício da empatia, primeiro com os que estão próximos de si, para depois conseguirem observar a riqueza no conhecimento de outras civilizações.

Organização do espaço

Disponibilize um espaço para os materiais ficarem sempre visíveis e acessíveis, você pode usar a maior mesa disponível na sala.

Se possível, leve a mesa do professor para o centro da sala de aula e ao redor os estudantes podem formar grupos com no mínimo dois alunos e no máximo quatro.

Deixe uma das paredes livres para que os estudantes possam projetar a região do céu no papel e criarem seus projetos.

Caso deseje disponibilizar a oportunidade de criações com relevo, você pode disponibilizar também cola quente, cola branco e sementes, para isso lembre-se de separar um cantinho da sala para as ferramentas quentes.

Quais outros espaços da escola você pode usar ai na sua região?