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Ao menos uma cópia por turma do livro a ser trabalhado durante o projeto (O Jornal, A Garrafa, O Lenço)
Para realizar as atividades o professor deverá apresentar aos alunos ao menos um dos três livros da coleção Objetos Brincantes: O Jornal, O Lenço e A Garrafa, todos de autoria de Patricia Auerbach e editados pela Brinque Book.
Dicas de preparação

Comece pelas obras!

Antes de iniciar o projeto é importante que os alunos tenham sido apresentados às obras com uma exploração silenciosa, uma leitura criativa feita pelo professor ou colaborativa contando com a participação e as ideias de todo o grupo.

Esse trabalho de sensibilização tem a intenção de despertar o interesse dos alunos e o desejo de criarem suas próprias versões para as narrativas visuais.

Além disso, caso os alunos ainda não tenham utilizado as ferramentas Scratch, é importante que o professor apresente os recursos ao grupo e permita que eles desenvolvam pequenos projetos e explorem a plataforma antes de iniciar o trabalho com os livros imagem da coleção Objetos brincantes: O Jornal, O Lenço e A Garrafa de Patricia Auerbach.

É importante reservar a sala de tecnologia para dar vida os personagens e objetos com o Scratch

Fases do projeto

Os livros de imagem são pensados de maneira a deixar muitos espaços vazios, justamente para permitir que o leitor complemente as cenas e as paisagens de acordo com a sua vontade e inspiração no momento da leitura.

A ausência intencional do texto escrito possibilita ao leitor criar sua própria versão para a história a partir das imagens apresentadas e da sequência em que elas aparecem no livro.

As histórias que nascem são muito ricas e podem ajudar bastante no desenvolvimento oral e no registro escrito de crianças tanto da educação infantil quanto dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Sugerimos que essa atividade seja realizada em quatro fases. 

1. Apresentação e leitura (silenciosa ou criativa) de uma ou mais obras da coleção e apresentação das ferramentas Scratch.

2. Elaboração do enredo e planejamento das cenas levando em conta os recursos disponíveis no Scratch

3. Desenvolvimento dos projetos usando Scratch

4. Apresentação e exploração dos projetos criados para o grupo, comentários e reflexão sobre o trabalho desenvolvido e apresentação das possibilidades de interação e remix em outros projetos criados pelo grupo.

Oportunize a exploração aos livros. Pode ser mostrando o livro em detalhes de coletiva, ou possibilitando que cada aluno tenha acesso ao livro e possa explorá-lo livremente.

Mediação

Crie a sua história também! Os alunos se sentem seguros quando observam que nós também estamos criando nossos projetos e não apenas propondo o que eles podem fazer. 

 

Integração Curricular

Essa proposta possibilita trabalhar com outras habilidades de língua portuguesa não apenas no 3º ano. É possível usá-la como ponto de partida para trabalhar as habilidades EF01LP25 - Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo, espaço). EF02LP26 - ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.EF02LP01 - Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

 

Explorando a Aprendizagem Criativa

Essa proposta busca favorecer o P de Projetos, para que cada estudante possa criar suas próprias histórias e caminhos. Ela tem um piso baixo, possibilitando diferentes formas de começar, e as paredes amplas oportunizando que cada estudante pode criar seu próprio caminho para construção da história, seja representando ela com novas imagens, adicionando elementos de texto, ou com scratch poder por exemplo criar histórias interativas com áudio ou outros elementos.

 

Dica - Organização do espaço

Antes de iniciar o projeto é importante que os alunos tenham sido apresentados às obras com uma exploração silenciosa, uma leitura criativa feita pelo professor ou colaborativa contando com a participação e as ideias de todo o grupo.

Esse trabalho de sensibilização tem a intenção de despertar o interesse dos alunos e o desejo de criarem suas próprias versões para as narrativas visuais.

Além disso, caso os alunos ainda não tenham utilizado as ferramentas Scratch, é importante que o professor apresente os recursos ao grupo e permita que eles desenvolvam pequenos projetos e explorem a plataforma antes de iniciar o trabalho com os livros imagem da coleção Objetos brincantes: O Jornal, O Lenço e A Garrafa de Patricia Auerbach.

É importante reservar a sala de tecnologia para dar vida aos personagens e objetos com o Scratch. Os alunos podem realizar essa atividade individual ou em duplas.