Fases do Projeto

O projeto tem 4 fases: 

1. Apresentação e leitura (silenciosa ou criativa) de uma ou mais obras da coleção e apresentação das ferramentas Scratch.

2. Elaboração do enredo e planejamento das cenas levando em conta os recursos disponíveis no Scratch

3. Desenvolvimento dos projetos usando Scratch

4. Apresentação e exploração dos projetos criados para o grupo, comentários e reflexão sobre o trabalho desenvolvido e apresentação das possibilidades de interação e remix em outros projetos criados pelo grupo.

Relação com a BNCC

O projeto reforça a importância dos livros imagem na formação do leitor literário e na construção de conhecimentos vinculados às práticas de linguagem e habilidades da BNCC. Além disso promove o diálogo entre livros e as habilidades da base evidenciando o trabalho de mediação docente desde a leitura/escuta até a criação de narrativas originais a partir das imagens das obras.

Exemplos de habilidades da BNCC presentes no projeto:

Campo Artístico Literário - LP

1. Componente LP

  • EF02LP26 - ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
  • EF01LP25 - Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo, espaço).
  • EF02LP01 - Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF35LP22 - Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguisticas no discurso direto.
  • EF35LP25 - Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
  • EF35LP30 - Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguisticas no discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP08 - Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação ( por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

2. Componente Artes

  • EF15AR01 - Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02 - Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais ( ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

 

 

 

É importante que o professor apresente as obras da coleção Objetos Brincantes chamando a atenção dos alunos para os espaços em branco deixados pela autora. A intenção é que os próprios alunos percebam esses vazios para que possam criar suas interpretações.