Experiências compartilhadas

Veja abaixo os depoimentos de quem já aplicou essa atividade. Se quiser adicionar o seu, clique no botão “Apliquei”.
Plataforma Scratch, além do raciocínio lógico e criatividade
Atualizado em 27/10/2023
person Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol, Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
Quando um aluno com autismo domina as habilidades de programação na plataforma Scratch, ocorre aprendizagem significativa que fortalece, além do raciocínio lógico e criatividade, a autoestima, autoconfiança e autonomia.
Scratch Day
Atualizado em 17/07/2023
person Daniela da Silveira das Neves, Daniela da Silveira das Neves
Alunos do 5° na aula de Português trabalharam as habilidades EF15LP08,EF15P09RS3-1 no scratch . Ficaram lindo os projetos cheios de criatividade e sabedoria.
Scratch Day da Padre Rambo
Atualizado em 22/06/2023
person E.E.E.F.Padre Rambo Pelotas, Deise Mendes Rodrigues,...
O mês de maio foi destinado a organização e celebração do aniversário do nosso gatinho preferido. Foram desenvolvidas atividades plugadas e desplugadas , desafios , circuitos, jogos e lógico uma linda festa de aniversário. Nesse ano os estudantes investiram nas atividade de programação com sensor de vídeo interativo que permite aos alunos brincar com o corpo como se estivessem dentro da tela fazendo parte dos jogos.
9º Anos no Scratch Day
Atualizado em 20/06/2023
person Viviane Perufo Carloto
Na E.E.E.F. Lucas Araújo de Oliveira, integrante do Programa Escolas Criativas, as turmas 91 e 92, na disciplina de Língua Portuguesa , sob a coordenação da professora Viviane Perufo Carloto, foi realizada a atividade de construção de histórias e jogos no Scratch. Os alunos dos 9º anos brilharam no Scratch Day ao apresentarem seus incríveis projetos de histórias e jogos criados no Scratch. Com entusiasmo e criatividade, eles mergulharam na linguagem visual de programação e trouxeram à vida narrativas envolventes e experiências interativas. Ao explorar o Scratch, os alunos aprimoraram suas
Scratch Day
Atualizado em 19/06/2023
person Daniela da Silveira das Neves, Daniela da Silveira das Neves
A Turma do 5 ano, realizou atividades no Scratch Jr, com o Tema de festa junina e como nossa escola está de aniversário esse mês de junho aproveitamos para fazer um lindo cenário e convites para a Festa junina e aniversário que vai ser comemorado no mesmo dia.
Dialogando com as diferentes linguagens: programação, música, Língua Portuguesa e gênero textual
Atualizado em 15/06/2023
person PAPP TECCI Kelly
Trabalho desenvolvido com o 4º ano como parte de uma sequenciada sobre o gênero textual poema que estava previsto nos objetivos do primeiro trimestre. O Scratch foi uma das estratégias pedagógicas que perpassaram o processo.
VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO COM SCRATCH E SUAS COORDENADAS
Atualizado em 11/06/2023
person maria cristina berchon guimarães jardim, Adriana da costa Scheer
Essa experiência foi realizada pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio juntamente com a professora de matemática, o conteúdo foi introduzido com desenhos e papel quadriculado, os alunos colocaram sua criatividade associando pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano em situações como localização dos vértices de um polígono. Após realizamos no pátio uma contação de histórias partindo de suas criações, trabalhamos as cem linguagens do adolescente.
Scratch Day
Atualizado em 07/06/2023
person Viviane Perufo Carloto, Lissara Bittencourt Fagundes,...
Na EEEF Lucas Araújo de Oliveira, integrante do Programa Escolas Criativas, Santiago\RS , sob a coordenação da Embaixadora, professora Viviane Perufo Carloto, Equipe Diretiva Professoras Vera Lúcia Rosa e Lissara Bittencourt Fagundes, Equipe Pedagógica Lissara Bittencourt Fagundes e Vânia Munareto Rebelo, professores dos Anos Iniciais e Finais, foi realizada a atividade do Scratch Day, nos turnos da manhã e tarde, no dia 10 de maio. Tivemos a participação das professoras Juliana dos Santos Tasch, representando a Coordenadora da 35ª CRE\São Borja e a professora Elaine Flores, responsável pelo
"As cem linguagens da criança." Scratch desplugado e plugado /2023.
Atualizado em 07/06/2023
person Viviane Vieira Nunes, Adriane Obem de Souza,...
Na EEEF Lucas Araújo de Oliveira, integrante do Programa Escolas Criativas, na turma 41 na Semana do Scratch , sob a coordenação do(a) professor(a) Viviane Vieira Nunes e Adriane Obem de Souza, foi realizada a atividade Desplugado e plugado. A turma 41 realizou a atividade desplugada e plugada no Scratch, tendo como tema a "Paz na Escola". De início utilizamos o papel para esboçar toda a história, sendo criado seus personagens, paisagem, falas e sons. Tivemos também o auxílio dos nossos alunos do nono ano como monitores dos pequenos. Dia de muita criatividade e aprendizagem.
8º Ano no Scratch Day
Atualizado em 07/06/2023
person Viviane Perufo Carloto
Na E.E.E.F. Lucas Araújo de Oliveira, integrante do Programa Escolas Criativas, a turma 81, na disciplina de Língua Portuguesa , sob a coordenação da professora Viviane Perufo Carloto, foi realizada a atividade de construção de histórias e jogos no Scratch. Os alunos do 8º ano brilharam no Scratch Day ao apresentarem seus incríveis projetos de histórias e jogos criados no Scratch. Com entusiasmo e criatividade, eles mergulharam na linguagem visual de programação e trouxeram à vida narrativas envolventes e experiências interativas. Ao explorar o Scratch, os alunos aprimoraram suas habilidades
Sequência de cores na caixa de ovos e estilizando o gato Scratch
Atualizado em 06/06/2023
person Viviane Perufo Carloto, Alessandra Manzoni Naressi
Os alunos do 1º ano, turma 11, sob a coordenação da professora Alessandra Naressi, a estagiária Giovana e a monitora Eva desenvolveram a oficina de Sequência de cores na caixa de ovos e estilizando o gato Scratch. O objetivo da atividade de trabalhar a sequência de cores na caixa de ovos nos anos iniciais, na linguagem desplugada, é desenvolver habilidades cognitivas, linguísticas e de classificação, estimular a expressão verbal dos alunos e ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a importância das cores. Essa atividade desplugada pode ser realizada por meio de jogos, como a
Semana do Scratch
Atualizado em 05/06/2023
person Fernanda Müller Vernes, Maribel da Silva Nnues,...
Escola Vila Prado-Sapucaia do Sul Semana do Scratch e Scratch Day aluno como protagonista as cem linguagens
Semana do Scratch da escola Walt Disney
Atualizado em 01/06/2023
person Maria Beatriz Castilho Bizarro
RELATÓRIO DA SEMANA DO SCRATCH NA ESCOLA WALT DISNEY- 28° CRE/ VIAMÃO/RS. COM MUITA DEDICAÇÃO E CARINHO DE TODOS ENVOLVIDOS, TRABALHAMOS E AINDA IREMOS DESENVOLVER ATIVIDADES DO SCRATCH NA ESCOLA, ESTAMOS DESENVOLVENDO COM CRIATIVIDADE,AMOR E VONTADE DE MUITO MAIS APRENDIZADO AO PASSAR DOS DIAS. COM ALGUNS TRABALHOS ALINHAVADOS,MAS NUNCA ESQUECENDO QUE O SCRATCH É MUITO ATIVO DENTRO DA NOSSA ESCOLA. JUNTOS ESTAMOS DESCOBRINDO QUE O SONHAR E O INVENTAR ANDAM JUNTOS E COMO CRIANÇA É FEITA DE CEM MUNDOS PARA DESCOBRIR.CEM MUNDOS PARA INVENTAR.CEM MUNDOS PARA SONHAR , É FEITO DE BILHÕES DE PESSOAS
EXPOSIÇÃO ESCOLA CRIATIVA
Atualizado em 01/06/2023
person ELIENE MARTINS CARDOSO, Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo
A ESCOLA HILDA NEVES DE MELO PARTICIPOU DA EXPOSIÇÃO SOBRE ÉTNICOS RACIAIS E AS CEM LINGUAGENS DAS CRIANÇAS FOI UM SUCESSO. MUITA REPRESENTATIVIDADE, TRABALHOS EXPOSTOS FEITO COM MUITA CRIATIVIDADE, TEVE VISITAÇÃO DE ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS PRÓXIMAS, APRESENTAÇÃO DE ALGUMAS TECNOLOGIAS PREPARDAS PELA EQUIPE DA EDUCATEC , CRIAÇÃO DA BONECA IANOMI, APRESENTAÇÃO DO OCÚLOS 3D. APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA. VISITA DO SENHOR PREFEITO JUNINHO MARTINS E SUA EQUIPE .
Semana do Scratch
Atualizado em 30/05/2023
person Rejane Hardt
Scratch é uma linguagem de programação que possibilita a criação de animações, jogos e histórias interativas. A semana de 8 a 12 de maio, foi marcada por diferentes atividades envolvendo os alunos do 7º ano como mentores dos Anos Finais do Ensino Fundamental na interação com o Scratch online e dos alunos do Curso Normal com os Anos Iniciais usando a criatividade na produção de diferentes mascotes, conhecendo novos espaços, interagindo com novas linguagens e produzindo muito conhecimento.
Atividade desplugada oxente day!
Atualizado em 26/05/2023
person Ana Paula Carlos Soares
Trabalhar com os estudantes atividades desplugada que envolva aprendizagem criativa e desenvolva as habilidades motoras e cognitivas.
Pintura do Scratch e localização na malha quadriculada
Atualizado em 26/05/2023
person Josimar José de Moura
Atividade coletiva, onde os estudantes encontraram caminhos para chegar aos personagens da turma da Mônica que estavam dispostos na malha quadriculada. Segunda atividade pintura individual do Scratch.
Montando a Molécula da Água
Atualizado em 26/05/2023
person RODRIGO SAVIO VIANA PEREIRA DA SILVA
Desenvolver a criatividade e o estímulo científico