Autômato: caixa de papelão pequena (aproximadamente 15cm x 15cm), palitos de churrasco, canudos de papel, fita crepe, tesouras, pistola de cola quente, cola instantânea, lápis, ferro de solda (para fazer os furos no papelão).
Circuito: leds, baterias de lithium 3v - tipo moeda, materiais condutivos (fita condutiva/papel alumínio/arame/fio), fita adesiva, folha sulfite, canetinha.
Carrinho: palitos de picolé, palitos de churrasco, canudos, ferro de solda (para fazer os furos), tampinhas de garrafa pet, pistola de cola quente, fita crepe e bexiga.
Dicas de preparação

Dica 1

Enquanto professor tenha sempre materiais manipuláveis variados disponíveis em sala ou em um local de fácil acesso na escola.

  • Essa é uma conversa interessante também para se ter com os gestores da sua escola. Perguntas interessantes para dialogar com os gestores:
    • Será que existem materiais que podemos utilizar com frequência nas aulas?
    • Seria interessante termos estes materiais em um local de fácil acesso para todos?
    • Poderíamos elaborar uma lista de materiais e avaliarmos juntos (gestores e professores) as possibilidades de aquisição e uso?
    • Mesmo podendo pedir materiais na entrega de planejamento não seria interessante termos um "autosserviço" para que pudéssemos fazer a retirada e ir anotando o que mais temos utilizado?
    • Será que tendo facilidade de acesso a materiais variados também nos sentiríamos mais motivados a realizar práticas mais relevantes e inovadoras em sala de aula?

*Na nossa escola organizamos um espaço em nossos armários com materiais que sempre pedimos em dia de entrega de planejamento (foto1) e também temos um espaço pequeno na sala dos professores com materiais que utilizamos com frequência e podemos retirar para uso sendo consumível ou de empréstimo anotando em um caderno de controle. Chamamos de "autosserviço". O caderno é para controle da gestão e também para facilitar a reposição dos itens mais utilizados (foto 2). Também acaba sendo uma forma de nos incentivar a continuar com atividades mão na massa em sala.

Dica 2

Materiais diversos de fácil acesso estimulam a imaginação dos alunos e oportunizam mudanças durante o processo mediante eventuais necessidades.

  • Existem muitos materiais que costumamos descartar no dia a dia que podem contribuir muito durante as aulas, como tampinhas, embalagens, canudos, recortes de papeis (sobras), copos...

Dica 3

Toda atividade mão na massa também requer atenção com relação a organização do ambiente, tempo, ruídos, trabalho em equipe e respeito mútuo.

Antes de iniciar a atividade é muito importante conversarmos com os alunos e levantarmos alguns pontos para que todos possam colaborar para uma aula divertida e cheia de aprendizado. Perguntas como:

  • Em que precisamos pensar para garantir que tenhamos uma aula divertida e cheia de aprendizado?
  • Precisamos fazer alguns combinados antes? Quais?

Uma estratégia bem bacana é criar rubricas na própria lousa com as questões levantadas pelos alunos. Assim ao término da atividade todos podem realizar uma autoavaliação. Essa reflexão auxilia muito em todas as aulas futuras.

E com a sua turma... quais outras perguntas poderiam ser feitas para auxiliar na importância desta organização e trabalho em equipe?

Dica 4

Durante toda a atividade assuma o papel de professor mediador (Paulo Freire) e colaborador (Mitchel Resnick);

  • Alunos com dificuldades no processo de aprendizagem tendem a ser muito inseguros e desistir com facilidade, pois muitas vezes não acreditam no próprio potencial. Fique atento para auxiliar nos processos de empoderamento durante toda a atividade.
  • Os alunos podem aprender em ritmos diferentes e mesmo cada aluno em seu próprio desenvolvimento é capaz de auxiliar ou contribuir com os demais.

Dica 5

As fotos e pequenos vídeos são excelentes registros da aula tanto para guardar de recordação como também como uma fonte de reflexão para aulas futuras, mas nem sempre a gente consegue registrar e continuar com o processo de facilitador e mediador das aprendizagens.

Uma ótima sacada é ter em toda aula o seu próprio fotógrafo, ou seja, um ou mais alunos responsáveis pelos registros.