Experiências compartilhadas

Veja abaixo os depoimentos de quem já aplicou essa atividade. Se quiser adicionar o seu, clique no botão “Apliquei”.
Projeto cartinha de Natal
Atualizado em 08/12/2023
person Ana Paula Silva Ferreira
O gênero literário carta aqui na Escola Municipal Sebastião Gomes, é trabalhado sempre no fim do ano. As crianças escrevem carta para o Papai Noel. E aí a "mágica" começa... Todas as cartinhas são apadrinhadas através de uma rede de apoio e solidariedade. Trabalhamos cartinhas, fazemos aulas de arte temática, preparamos para a chegada do Bom Velhinho. É um momento muito especial para nossa escola, pois sabemos que para muitas crianças que aqui estudam esta é a única possibilidade de ganharem um brinquedo nesta data.
Cores da África
Atualizado em 08/12/2023
person Ana Paula Silva Ferreira
O mês de novembro foi dedicado a trabalhar com nossos alunos temas como: valorização do ser humano, preconceito não é normal, respeito ao próximo. Lemos livros como: Cafuné, A menina das estrelas, Amoras, Meu crespo é de rainha, Uma princesa diferente - todos disponíveis em pdf. Em sala, muito se conversou e muito se ouviu sobre a temática e como culminância foram confeccionados trabalhos que receberam o título "Cores da África".
II Mostra Curso Normal
Atualizado em 21/11/2023
person Rejane Hardt
A atividade objetiva apresentar a comunidade escolar trabalhos realizados pelos Curso Normal Normal durante o ano de 2023, promovendo a interação com a comunidade escolar e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado nas Didáticas Especificas do Curso Normal. Nessa tarde houve apresentação da Banda Marcial do município de Vista Gaúcha envolvendo atividade de musicalidade ao processo ensino aprendizagem, coordenado pela professora de Artes.
Educação antirracista
Atualizado em 21/11/2023
person Rejane Hardt
Em função do dia da Consciência Negra, a escola se organizou com atividades de conscietização e sensibilização dos diferentes segmentos ao respeito a diversidade cultural brasileira, com rodas de conversa, pesquisa, produção de materiais e participação da direção e professores da área das Ciências Humanas em um evento em Porto Alegre.
Mês da Consciência Negra
Atualizado em 20/11/2023
person Fabiane Atencia Gaberti
Na escola EEEF Lucas Araújo de Oliveira, integrado do Programa Escolas Criativas na turma 21 Componente Cultura Empreendedora sob Coordenação Viviane Nunes, Professora Fabiane Atencia Gaberti foi realizada uma atividade pelos alunos (as) sobre Mês da Consciência Negra, conhecer a diversidade cultural dos diferentes povos indígenas, africanos e afo-brasileiros no processo de formação da sociedade local.
"O Mundo Mágico na Biblioteca"
Atualizado em 30/10/2023
person Tomaz Edison de Andrade Vieira Escola
Ao passar pela porta do nosso espaço, já observamos os olhos brilhantes e a alegria nos rostos de nossos estudantes. Em seguida todos sentam e começa a contação..... Silêncio, risos, comentários, participação e a imaginação impera. Momento mágico!!!! Assim tem sido os atendimentos em nossa biblioteca Oásis da Leitura!! As fotos dessa reportagem são da história Romeu e Julieta de Ruth Rocha. Elaboramos um painel com o tema e ao final da contação cada estudante faz sua borboleta de dobradura, desenhando e colorindo suas asas. O jardim da história está feito!!! Cada "borboleta" colorindo
As incríveis ideias do Senho Raposo
Atualizado em 26/10/2023
person Valéria Dubois Monteiro da Luz
Hora do Conto: As Incríveis ideias do Senho Raposo. A história relata a vida do senhor Raposo que observava seus amigos e valorizava suas habilidades sentindo-se inferior com isso passou a criar engenhocas se objetos onde nunca dava certo. No final da história ele salvou seus amigos de uma alcateias de lobos e assim percebeu o quanto era importante para seus amigos. Atividade realizada pela turma: A turma foi dividida em grupos onde cada grupo criou um objeto de sucata. No final eles apresentaram objeto e relataram sua utilidade.
Casinha da leitura.
Atualizado em 26/10/2023
person Patricia Janaina Graziadei Porto
A professora Niura juntamente com os alunos da sua turma do 4º ano tiveram a iniciativa de construir uma casinha da leitura como auxilio aos anos iniciais para promover o interesse a leitura, a casinha está disponível para todos os estudantes no saguão da escola. Dessa forma todos tem acesso ao mundo dos livros e as professoras podem utilizar como ponte para a contação de histórias. Objetivo: incentivar a leitura com o auxílio dos alunos da turma 44. Professora: Niura Cristina da Rosa Borges Lesonier.
Café Literário no Moruca
Atualizado em 18/10/2023
person Valéria Dubois Monteiro da Luz
O projeto foi realizado pelas turmas dos anos iniciais com o objetivo de proporcionar para os alunos um conhecimento literário e a dinâmica na realização de atividades que despertem o conhecimento e criatividade. Cada turma realizou uma apresentação. O 1º ano preparou uma brincadeira onde o aluno escreve uma letra na costa e o colega escreve no papel. o 2º ano realizou (Foca na Leitura), o aluno recebe materiais para construir um livro com banco de palavras, rimas, trava língua e frases para realizar a leitura adquirindo a fluência na leitura. O 3º ano disponibilizou para os alunos (Fábrica de
Vivenciando conhecimentos sobre Cultura Empreendedora e Educação Financeira.
Atualizado em 17/10/2023
person Fabiane Atencia Gaberti
Na escola EEEF Lucas Araújo de Oliveira, integrado do Programa Escolas Criativas na turma 21 e 22 Componente Cultura Empreendedora sob Coordenação Viviane Ribas, Professora Fabiane Atencia Gaberti foi realizada a atividade criativa, aprender a fazer um planejamento financeiro, lidando de forma positiva com a vida financeira. Exercícios diversos.
Cores Primárias e secundárias
Atualizado em 06/10/2023
person Maria Cristina Silva Narcizo
Aula 1. Na rodinha de conversa os alunos ouviram a historia do Gato xadrez, onde foi feito conto e reconto da história, Logo após houve perguntas relacionadas á história como, qual nome da historia, quais as cores dos Gatos apresentados, dentre outros. Em seguida, foram distribuídos pratos descartáveis e tinta guache para que todos confeccionassem sua própria pintura; Foi feito uma pintura coletiva onde todos puderam se expressar livremente. Ao final foi distribuído balões coloridos com as cores trabalhadas. Aula 2. Iniciamos com um vídeo "Aprenda as cores primárias e secundárias com os
CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
Atualizado em 06/10/2023
person Maria Cristina Silva Narcizo
A aula foi realizada em dois períodos; Aula 1. Na rodinha de conversa os alunos ouviram a história do Gato xadrez, onde foi feito conto e reconto da história, Logo após houve perguntas relacionadas á história como, qual nome da historia, quais as cores dos Gatos apresentados, dentre outros. Em seguida, foram distribuídos pratos descartáveis e tinta guache para que todos confeccionassem sua própria pintura; Foi feito uma pintura coletiva onde todos puderam se expressar livremente. Ao final foi distribuído balões coloridos com as cores trabalhadas. Aula 2. Iniciamos com um vídeo "Aprenda as
PICOLÉ DE MORANGO NO COPINHO
Atualizado em 06/10/2023
person JOCINALVA SANTOS SILVA
Na rodinha, expliquei para eles que iríamos realizar uma receita de picolé de morango no copo. Exploramos os ingredientes, as propriedades, texturas, as cores. As crianças participaram ativamente das etapas da receita. No dia seguinte todos degustaram um delicioso picolé.
Semana mão na massa: telas criativas.
Atualizado em 06/10/2023
person DINARA BELTER, Sandra Ivana Bubicz,...
A semana mão na massa teve como tema Telas Criavas, com o objetivo de desenvolver e aprimorar habilidades artísticas nos alunos.
Trabalhando os sólidos geométricos
Atualizado em 05/10/2023
person Patricia Janaina Graziadei Porto
professora Niura Cristina da Rosa Borges Lesonier, trabalhando os sólidos geométricos com a turma 44. Utilizou barbantes, papel e tesoura para a construção dos sólidos e os alunos se divertiram muito além de aprender bastante sobre o conteúdo.
Concepções Protagonistas e Empreendedoras. Cultura Digital.
Atualizado em 03/10/2023
person Fabiane Atencia Gaberti
Na escola EEEF Lucas Araújo de Oliveira, integrado do Programa Escolas Criativas na turma 22 Componente Cultura Empreendedora sob Coordenação Viviane Ribas, Professora Fabiane Atencia Gaberti foi realizada a atividade criativa, pesquisar sobre a Cultura Empreendedora, identificando as ações desenvolvidas nessa Cultura. Pesquisar, acessar e reter informações de diferentes fontes digitais ou impressas, sendo capaz de elaborar uma escrita com autoria. Jogo Pedagógico Interativo sobre os conhecimentos da Disciplina.
Relato Oral/ Registro Formal e Informal.Cultura Digital.
Atualizado em 03/10/2023
person Fabiane Atencia Gaberti
Na escola EEEF Lucas Araújo de Oliveira, integrado do Programa Escolas Criativas na turma 21 Componente Cultura Empreendedora sob Coordenação Viviane Ribas, Professora Fabiane Atencia Gaberti foi realizada a atividade criativa, pesquisar, acessar e reter informações de diferentes fontes digitais ou impressas, sendo capaz de elaborar uma escrita com autoria. Jogo Trinca Mágica. Ganha quem formar uma Trinca de carta com desenhos e palavras que rimam.
Mão na Massa.
Atualizado em 02/10/2023
person Daniela da Silveira das Neves, Daniela da Silveira das Neves
As Turmas do 1° ao 5° ano, colocaram a mão na massa com o tema Reciclagem. O Que Queremos para o Futuro.