Materiais recicláveis, como rolinho de papel higiênico, caixas de remédio, potinho de iogurte.
Tesoura
Cola
Canetinhas coloridas
Dicas de preparação

Dica - Explore a imaginação!

 

Decidi criar um malote que viria diretamente da Aldeia da Folha, com missões enviadas pelo sensei Kakashi Hatake. Dentro desse malote tinha várias coisas: um carta do Kakashi explicando a importância da paz, mostrando que as guerras foram prejudiciais para o mundo ninja e convocando os estudantes a serem ninjas promotores da paz; um exemplar do livro literário que seria trabalhado; envelopes com as missões; envelopes com figurinhas do anime, onde, ao completar cada missão, os alunos eram presenteados com elas; mapa da região onde Nelson Mandela nasceu, para que os alunos conhecessem a aldeia; pergaminho com informações sobre Mandela, link de um vídeo onde crianças contam a história do Mandela e uma camisa do kakashi como presente para a sensei que o representaria, que seria a professora. Criei esse malote para as duas turmas do 4º ano.

Utilizei a espiral da aprendizagem criativa para nortear o trabalho com as metodologias ativas. O primeiro contato dos estudantes com o projeto foi através de uma rotação por estações, onde recebemos o malote, descobrimos sobre o que se tratava, aceitamos o convite e partimos para a primeira missão! 

Os locais utilizados foram o pátio, a biblioteca e a sala de aula. Alguns enigmas foram propostos para que os estudantes desvendassem cada parte dessa primeira missão.

 

Crie uma aldeia para a turma!

 

Para colocar a mão na massa, os estudantes criaram sua própria aldeia, com direito a símbolo e bandana, igual vemos no anime.

O processo de criação do nome da aldeia aguçou a criatividade e revelou conexões importantes sobre amizade, respeito, solidariedade e espírito de equipe.

Essa criação foi tão marcante para os alunos que, depois, estudando as Regiões do Brasil, em Geografia, as crianças criaram a região onde fica localizada a aldeia construída por eles: Mata Graça da Sal.

As conexões foram sendo criadas e até dialeto próprio a aldeia tem. Em sala de aula, como eles estão em sua aldeia, as crianças utilizam essa variação linguística para interagirem entre si.

O sentimento de pertencimento é fortemente reconhecido por meio das atitudes que continuam sendo desenvolvidas.