language

Aprendizagem Criativa para Gestores

Oportunidades formativas para gestores e suas equipes, seja na escola, seja na secretaria de educação, tornando possível e viável que a Aprendizagem Criativa aconteça, beneficiando inúmeros estudantes.

Title

Coloque a Aprendizagem Criativa em Pauta

Title

Coloque a Aprendizagem Criativa em Pauta

Text

 

Seja bem vindo! A RBAC identificou possibilidades dentre as ações já previstas para o ano letivo nas quais a Aprendizagem Criativa pode ser colocada em pauta e disponibiliza recursos para que essas ações sejam implementadas. 

 

Assista o recado de Simone Lederman, cocriadora do Instituto Catalisador, parceiro da RBAC, e fique por dentro desta iniciativa!

 

Add remote video via URL

MOMENTOS FORMATIVOS

Integração da equipe:

Formação pedagógica

 

Que tal levar a Aprendizagem Criativa para um encontro formativo com sua equipe pedagógica? Vivenciar ciclos de ação e reflexão em homologia de processos é uma das maneiras mais potentes de inspirar e fortalecer os educadores para que sejam capazes de transformar a sua prática. É impossível falar sobre Aprendizagem Criativa sem vivenciar ela na prática!

Conheça uma sugestão de roteiro para um encontro formativo com os professores sobre Aprendizagem Criativa:

 

Planejamento Criativo

 

Que tal instigar que a Aprendizagem Criativa faça parte da rotina das salas de aula? 

CALENDÁRIO ESCOLAR

CALENDÁRIO ESCOLAR

Além de propostas que engajam estudantes e professores na retomada do ano letivo, são inúmeras as oportunidades no seu calendário escolar, conectadas com as mais diversas áreas, para que toda a comunidade coloque a mão na massa e construa conhecimentos por meio de Projetos, Paixão, Pares e Pensar Brincando. Confira algumas ideias e sugestões para integrar eventos previstos no ano letivo com a Aprendizagem Criativa.

Sábados Letivos
Por quê? Oportunidade para estabelecer conexões com a comunidade e o entorno da escola; para pôr a mão na massa entre gerações (avós, pais e filhos) 

Como? Estimule professores, estudantes e familiares a se inscreverem e prepararem oficinas, utilizando recursos acessíveis, dando visibilidade aos saberes e habilidades de cada um da comunidade escolar. 

Festa Junina 
Por quê?: Oportunidade para valorização da cultura local com criatividade

Como? Prepare a festa junina deste ano por meio dos 4 Ps, possibilitando que professores e estudantes imaginem, criem e construam desde as barracas das brincadeiras até as prendas, com a mão na massa e recursos acessíveis. 

Semana da Criança: 
Por quê? Oportunidade para inventar brinquedos e brincadeiras de forma autoral e com materiais sustentáveis; 

Como? Estimule a equipe pedagógica a inserir no planejamento do mês de outubro momentos coletivos para a criação e construção de brinquedos, brincadeiras com materiais acessíveis (remixando brinquedos e brincadeiras tradicionais) e até mesmo jogos digitais construídos com computação criativa.

Que outras oportunidades / eventos na sua rede ou escola você identifica? Compartilhe nas redes sociais marcando @aprendizagemcriativa para que outros gestores e professores possam se inspirar nas suas ideias e iniciativas.


 

CAMPANHAS RBAC

Para além dos momentos já previstos na sua escola / rede, a RBCA criou iniciativas em que todos os estudantes e professores podem fazer parte. Leve essas campanhas para o seu calendário escolar também! Conheça mais sobre cada uma delas:

 

Considerações e Reflexões!


Textos breves com referências que fomentam a discussão sobre assuntos relevantes para seguir ampliando o olhar e refletindo sobre como a AC se relaciona com temas valiosos no dia a dia da escola.

Para saber mais

Conheça mais sobre a Aprendizagem Criativa e Rotinas de Pensamento.

Media

Livro “Jardim da Infância para Vida toda”

Acesse o Capítulo 1.

Media

Rotinas de Pensamento

Explore!

Faça parte da nossa Rede!

 

Criatividade envolve interações e, ao compartilharmos nossas experiências, estabelecemos um canal de troca e colaboração que enriquece as dinâmicas de ensino e aprendizagem. 

Inscreva-se aqui para comentar, publicar suas práticas e conectar-se a mais de 14 mil educadores.

 

Realização

Catalisador RBAC